terça-feira, 31 de maio de 2016

Empatia

empatia
em.pa.ti.a
sf (gr empátheia) Psicol Projeção imaginária ou mental de um estado subjetivo, quer afetivo, quer conato ou cognitivo, nos elementos de uma obra de arte ou de um objeto natural, de modo que estes parecem imbuídos dele. Na psicanálise, estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que esta está sentindo.

Essa é minha palavra predileta. Algo que não deu pra escrever na pele mas já está tatuada no coração há algum tempo. 
Para as doenças dessa geração eu penso sempre, a solução é: empatia. Para os meus problemas de convivência e defeitos: empatia. Para nossos sofrimentos internos: empatia
Algo que vai bem além de simpatia ou simples compreensão; você pega a dor do outro e leva em si mesmo, toma como se fosse sua. Porque quando doí na gente a atitude a ser tomada é diferente, a oração é outra, o choro é muito mais sincero. Como a Dani (@exageradasim) escreveu uma vez: "o segredo é colocar-se no lugar do outro. Cuidado, talvez doa". 
Achei muito interessante que, ao escrever "empatia" no tumblr, aparece uma mensagem dizendo que a palavra relacionada a esta é AMOR. Afinal, a melhor forma de demonstrar amor é essa! Você comemora quando a pessoa vence e chora junto quando ela perde. Como é dito em Romanos 12:15-16 "Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham para com os outros a mesma atitude que vocês têm para consigo mesmos; não fixem a mente em coisas grandiosas, mas deixem-se guiar pelas coisas humildes. Não sejam sábios aos seus próprios olhos."
Há tantas formas de demonstrar empatia... Mas as vezes só de estar perto já é transmitido um consolo sem igual; Como quando Jó sofreu tantas perdas e ao saber disso seus amigos foram vê-lo e choraram muito a dor do seu amigo e ficaram com ele uma semana sem dizer nenhuma palavra (Jó 2:11-13). 
Eu sei que você tem seus próprios problemas, e que as vezes falta esperança. Mas certa vez Nick Vujicic em uma pregação disse que "esperança não é comparar sua dor a dor do outro. E sim comparar sua dor ao amor de Deus" 
Ao fazer isso, você vê como sua tribulação é pequena e como sempre tem espaço em nossos corações para compaixão e humildade exigidas ao praticar essa empatia. 
Que nós possamos aprender sobre amor com Cristo, pois não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos (João 15:13).




Espero que tenham gostado! Pratiquem empatia <3 
Até a próxima, amo vocês.

4 comentários:

  1. Ana Clara Feitosa19 de julho de 2016 14:02

    Melhor palavra..❤

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, está na contramão de tudo que tá por ai!
    Valeu mesmo, eu precisava ler isto.

    ResponderExcluir